Entenda o comportamento do mercado de Dólar Futuro

Comportamento Dólar Futuro

Os contratos e mini contratos de Dólar futuro são ativos utilizados para operações de Day Trade a fim de obter lucro com a oscilação dos preços. Sendo assim, este artigo esclarece o comportamento do mercado de Dólar Futuro para quem pretende operar este ativo.

Desse modo, é fundamental conhecer o comportamento do mercado do ativo em que irá atuar, pois só assim será possível obter consistência em seus ganhos.

Se você opera este mercado ou conhece alguém que utiliza este ativo para operações de Day trade já deve ter presenciado a seguinte situação:

Em um determinado dia o Day Trader acerta quase todas as operações, e termina o dia com lucros altíssimos, e com muita confiança.

No dia seguinte atua da mesma maneira de sempre e devolve todo o dinheiro que ganhou no dia anterior e fica arrasado.

Não entende o porquê de a sua estratégia funcionar em um dia e no outro acabar com seus ganhos.

Entretanto, se está passando por esta situação este artigo poderá ajudar a resolver este problema.

Primeiramente, é preciso entender que o mercado de Dólar pode se apresentar de duas maneiras: Mercado de Fluxo ou Mercado de Volatilidade.

É de extrema importância saber identificar como o mercado de Dólar se apresenta para atuar de forma correta.

Mercado de Fluxo:

Podemos verificar a característica de mercado de fluxo no Dólar por meio da quantidade de lotes disponíveis no Book de ofertas.

Quando verificamos no Book de ofertas uma quantidade grande de lotes por cada nível de preços, o ativo está apresentando características de mercado de fluxo.

Na imagem a seguir temos um exemplo deste tipo de mercado:

Como observamos, este tipo de mercado tende a ser mais lento, pois para que o preço do ativo se altere é necessário o consumo de muitos lotes, tanto na compra quanto na venda.

Mercado de Volatilidade:

O mercado de volatilidade é o inverso do mercado de fluxo, identificamos este mercado quando a quantidade de lotes disponíveis no Book de ofertas é pequena para cada nível de preço.

Conforme podemos verificar na imagem abaixo:

Este tipo de mercado tende a possuir alterações rápidas nos preços, pois para que o preço se altere basta um pequeno consumo dos lotes.

Desse modo, operar um mercado de fluxo é diferente de se operar um mercado de volatilidade.

Sendo assim, a estratégia que funciona no mercado de fluxo, pode não funcionar em um mercado volátil.

Mas não acaba por aqui, pois ainda não apresentamos o comportamento do mercado de Dólar futuro.

Tendo ciência de como o mercado de Dólar se apresenta, é necessário entender o seu comportamento.

O comportamento do Dólar está dividido em dois tipos: Tendência e Consolidação.

Tendência:

Quando o Dólar apresenta este comportamento o preço do ativo tende a dar continuação para o mesmo lado.

Por exemplo, o preço sobe 15 pontos e volta 4 pontos, em seguida sobe mais 15 pontos e volta 5 pontos, depois continua subindo mais 10 pontos e volta 4 pontos.

Este comportamento forma topos e fundos cada vez mais altos quando estamos em tendência de alta.

E topos e fundos cada vez mais baixos quando estamos em tendência de baixa, conforme podemos visualizar nas imagens abaixo:

Consolidação:

Neste tipo de comportamento o preço do Dólar não tende a dar continuação para o mesmo lado, o preço varia em um determinado intervalo de preços, fazendo zig zag.

Por exemplo, o preço sobe 8 pontos e volta 9 pontos, em seguida sobre 12 pontos e volta 8 pontos, depois sobe 8 pontos e volta 13 pontos.

Este comportamento é apresentado nas imagens abaixo:

Este comportamento de mercado é mais difícil para operar que o mercado de tendência, pois dificulta a leitura de mercado.

Quando o mercado está em tendência é mais fácil de identificar a amplitude dos movimentos de preço.

No mercado consolidado esta amplitude oscila o tempo todo, às vezes o preço oscila em uma amplitude de 5 pontos, depois muda para 10 pontos, depois para 7 pontos e assim por diante.

Isso faz com que muitos iniciantes percam muito dinheiro, pois o mercado engana muito. Quando o preço rompe um ponto importante e parece que vai dar seqüência no movimento, ele para e volta tudo.  

Acredito que após conhecer as características do mercado e seu comportamento já é possível visualizar que não existe uma única estratégia que irá funcionar o tempo todo.

É necessário saber identificar como o ativo está se comportando e utilizar a estratégia ideal para aquele momento.

Do contrário, o Day trade irá passar muito tempo em um ciclo de ganhos e perdas sem sair do lugar.

Portanto, para atingir a consistência de ganhos operando Dólar futuro é fundamental conhecer o seu comportamento e atuar de maneira congruente.

Enfim, se esta matéria agregou valor para você, compartilhe com seus amigos utilizando os botões das redes sociais abaixo.

Espero ter ajudado!

Abraços!

Deixe uma resposta